A marca Memórias JF, surgiu em 2015, através de uma iniciativa do Studio Dialeto via projeto "Empreendedorismo Criativo Conectado" que teve como objetivo a capacitação de produtores para possível formação de um circuito de marcas locais na cidade de Juiz de Fora - MG.
Em novembro de 2016, através de sua idealizadora
Josiany Amaral, lança a primeira coleção - Empreendedorismo baseado em Pantaleoni Arcuri - e a partir de então, outras edições surgiram e novos produtos colecionáveis e autorais agregam ao catálogo.
A cada ano busca-se novas propostas de diferentes atores da cultura Juizforana que encantam e despertam na comunidade local o sentimento de pertencimento e procura mostrar ao turista, ao visitante um pouco da nossa história e cultura.A cada ano busca-se novas propostas de diferentes atores da cultura Juizforana que encantam e despertam na comunidade local o sentimento de pertencimento e procura mostrar ao turista, ao visitante um pouco da nossa história e cultura.
Em 2018, recebe o Prêmio - Amigo do Patrimônio- realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora/FUNALFA pelo trabalho desenvolvido e propostas de valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade.
A trajetória percorrida nos fez perceber a necessidade de ampliar e contar novas histórias. Com isso, Memórias JF traz em sua bagagem o desejo de valorizar a arte, cultura, patrimônio histórico também das Minas Gerais. Nosso propósito é fazer das memórias de Juiz de Fora e região, a oportunidade para evidenciar talentos do setor criativo através de uma rede bem articulada de empreendedores criativos.